7 de outubro de 2008

Formação Continuada dos Coordenadores de Laboratórios de Informática - 2º Semestre de 2008



-->
Este Programa visa desenvolver nos protagonistas envolvidos na discussão e na análise das implicações do papel que as mídias têm desempenhado na sociedade da informação, da comunicação e na formação dos sujeitos, e ainda, implementar e acompanhar ações metodológicas que utilizem as mídias e a Tecnologia de Comunicação Digital como formas de expressão, criação e protagonismo.

Esta formação acontece aos coordenadores dos Laboratórios de Informática da Unidades Escolares estabelecido em forma de cursos, oficinas, eventos de maior amplitude, por meio de encontros presenciais e a distância, a fim de qualificar o serviço dos mesmos junto aos ambientes informatizados.
Formação Continuada em Gestão de Ambiente Digital

Público Alvo: Coordenadores dos Laboratórios de Informática

Objetivo: Possibilitar a reflexão e fundamentação do debate acerca da convergência das mídias e o papel do educador que gerencia estes ambientes. Ao longo do segundo semestre, nos encontros mensais, além dos momentos para estudo e reflexões, os coordenadores trocam experiências sobre o desenvolvimento de projetos cooperativos de aprendizagem que articula vários ambientes, como: webquest, wiki, blog, website, fórum, software de autoria MicroMundos, pacote BROffice, Moodle (Ead), e as produções realizadas no âmbito do cotidiano escolar.

Cronograma:
Data
Agenda
04/08
Apresentação dos coordenadores dos Laboratórios e do Coordenador do NTE/Municipal: Introdução a Educação Digital; Cursos Oferecidos no NTE/M; Previsão de Novas turmas; Semana da Pátria e Aniversário da Cidade/Exposição dos projetos exitosos nos LI; Assistência Técnica e Agenda para a formação continuada.
01/09
Formação PROINFO/2008 e NTE/2008, troca de experiências.
06/10
Estudo: Integração das Tecnologias na Educação. Artigo I – Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações e artigo II - Aprender com o vídeo e a câmera. Para além das câmeras, as idéias. Socialização de experiências nos cursos/ Planejamento dos Encontros.
03/11
Estudo: Integração das Tecnologias na Educação. Artigo III – Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem e artigo IV - Revalorização do livro diante das novas mídias. Veículos e linguagens do mundo contemporâneo. Socialização de experiências nos cursos/ Planejamento dos Encontros.
01/12
Estudo: Integração das Tecnologias na Educação. Artigo V – Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos e artigo VI - Ciência da natureza, matemática e tecnologia. As novas tecnologias e sua expressiva contribuição para o ensino das ciências no Ensino Médio. Socialização de experiências nos cursos/Planejamento dos Encontros.
12/12
Estudo: Integração das Tecnologias na Educação. Artigo VII - Ciência da natureza, matemática e tecnologia. A integração como padrão comum entre as ciências da natureza e a tecnologia e artigo VIII - Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. As demais horas serão completas com pesquisa e acessos à Internet.