NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Relatório dos cursos do 1º semestre:




O NTM atende 26 autarquias (escolas municipais e estaduais), funcionários e comunidade sinopense, em geral.
O curso de Editor de Textos trabalhado pelos professores: Sebastião, Leane e Elidi no 1º semestre formou 17 professores/funcionários e era ministrado nas terças-feiras no Núcleo e uma turma na EMEB Sadao Watanabe. Além de uma turma formada para realizar o curso em dois dias da semana: terça e sexta no período da tarde, pois a turma da informática básica destas datas concluiu o curso mais rápido. Nesta turma foram matriculados 27 e concluíram o curso 19. Com carga horária de 60 horas, foi um curso teve uma boa procura, por isso essa turma na escola. Onde havia 14 cursistas que concluíram o curso. Nas desistências podemos contar oito na escola Sadao e sete no Núcleo. Este curso visa orientar a boa utilização de um papel para editar um texto digitado ou copiado da Internet. Trabalha com digitação, Internet e ferramentas de edição nos menus.
O curso do Uso do software no ensino da Matemática teve 17 iniciantes, mas apenas quatro concluíram, pois é um curso interessante, mas difícil; quem não é da área não consegue trabalhar e realizar as atividades que o curso exige. A exigência era estar atuando na área de 6º a 9º ano e no ensino médio. Era um curso realizado na segunda-feira à noite.
O curso de Introdução a Educação Digital também foi um curso bem procurado, tivemos muitas inscrições: 20 no período da manhã com 16 concluintes, no período da noite foram 27 inscritos e 18 concluintes; já no período da tarde foram 15 matriculados e 12 concluíram; o curso era semi-presencial, ou seja, primeira etapa no NTM e atividades a distância, com segunda etapa da mesma forma. Este curso orienta os professores a conhecer a máquina de forma pedagógica para trabalhar com alunos nos laboratórios de informática das escolas municipais e estaduais.
O curso de informática básica que era oferecida na segunda-feira no período da manhã, iniciou com 20 cursistas matriculados e 11 concluíram; a turma da segunda-feira vespertina iniciou com 17 matriculados e terminou com três cursistas. Na turma de terças e sextas, iniciada com 11 matriculados, terminou com 10 que receberão o certificado. Na turma de sexta-feira matutina, também iniciou com 17 matriculados e encerrou-se com 03 cursistas freqüentando as aulas. A turma de sexta-feira noturna iniciou com 26 matriculados e 12 concluíram as aulas; este curso orienta os cursistas no uso diário de um computador, oferece noções básicas de trabalho e operação da máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário