NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sítio do Pica-Pau Amarelo vira rede social para crianças

A obra de Monteiro Lobato já foi livro, série de televisão e, agora, chega ao universo digital como o Mundo do Sitio (www.mundodositio.com.br). Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho e os demais personagens do Sítio do Picapau Amarelo estarão em uma comunidade virtual destinada a crianças de 5 a 10 anos.

O projeto, que é fruto da parceria entre a Editora Globo e a Globo Marcas. São mais de 30 jogos e atividades. “Temos sites recordistas em audiência, fomos pioneiros em novas plataformas para dispositivos móveis e agora, criamos a primeira rede social com tema brasileiríssimo, que explora a cultura local sem esquecer da diversão e do conteúdo educativo”, afirma Claudia Fernandes, diretora de marketing da Editora Globo.

“O Mundo do Sítio oferece esse ambiente seguro e educativo, com um atrativo incontestável: o premiado escritor Monteiro Lobato”, explica o diretor geral da Editora Globo, Frederic Kachar. Para  o diretor de licenciamento da Globo Marcas, José Luiz Bartolo, um dos grandes desafios foi a mudança no traço dos personagens do Sítio. “Na versão anterior, havia uma identidade visual entre os desenhos e os personagens da TV. Nessa nova versão, sem perder as características tão bem delineadas na obra de Lobato, foram criados novos desenhos adequados à linguagem digital que certamente irão agradar a criançada do século 21”. Para escolha do designer responsável pelo novo conceito visual dos personagens, foi realizado um concurso conduzido pela Editora Globo e Globo Marcas. O vencedor foi Bruno Okada, da equipe de ilustradores da Editora Globo.

O Mundo do Sítio levou cerca de um ano para ficar pronto e contou com mais de 60 profissionais, entre programadores, ilustradores, animadores, game designers, músicos e jornalistas, para a criação e desenvolvimento dos jogos, cenários e da arquitetura do site. Todos os detalhes foram pensados para que as crianças tenham acesso à obra do pai da literatura infantojuvenil brasileira usando os mais relevantes e atuais recursos interativos.
“Tentamos fazer um mundo virtual infantil que resgatasse a cultura, tivesse a cara de Lobato e fosse, como seus livros, muito divertido. Em cada desenho, música ou jogo tem o esforço de uma equipe preocupada em fazer algo encantador e educativo”, diz Saulo Ribas, diretor do projeto.

O Mundo do Sítio possui ainda uma seção pedagógica exclusiva que recebeu a consultoria de Marcelo Cunha Bueno. O educador e colunista da revista CRESCER ajudou no desenvolvimento dos jogos educativos que reforçam o conteúdo que as crianças desta faixa etária veem em sala de aula.
Sabendo que a segurança na internet é uma das principais preocupações dos pais, o Mundo do Sítio oferece uma página exclusiva para os responsáveis de onde é possível acompanhar as atividades que a criança prefere e quanto tempo ela fica no mundo virtual. O bate-papo da rede social é controlado, com frases e expressões predeterminadas, o que impede mensagens impróprias.

Na Biblioteca do Visconde – uma estante digital – está reunida uma coleção de livros com vários capítulos retirados da obra de Lobato, que foram animados e contaram com a narração da atriz Denise Fraga, dando vida aos personagens. A trilha sonora exclusiva foi criada por Sergio Wontroba, integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e as ilustrações são de artistas premiados, como Marcelo Cipis e Fernando Vilela. Todos os games possuem uma trilha sonora especial com ritmos bem brasileiros, como o forró e a música caipira. Tudo produzido pela banda “1/2 Dúzia de 3 ou 4”, com coordenação musical do baixista Marcos Mesquita.

O site tem uma área gratuita, mas o conteúdo do Mundo do Sítio estará 100% disponível para assinantes. A assinatura tem o preço de R$ 6,90/mês e pode ser paga por meio de cartão de crédito ou débito em conta.
Fonte: Assessoria de imprensa Agência Ideal/Linux Magazine Online


Post. Prof. Nilton Matsui

Nenhum comentário:

Postar um comentário