NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

segunda-feira, 12 de setembro de 2011


I Seminário Internacional de Formação e Avaliação de Tecnologia em Educação dos CEFAPROS dos Pólos de Rondonópolis e Primavera do Leste


 
Os formadores do Núcleo Tecnológico Municipal “Maria Tereza da Silveira Gava”, Nilton Matsui, Joana Rodrigues Moreira Leite e Leila Debortolli Bergonci participaram do I Seminário Internacional de Formação e Avaliação em Tecnologia Educacional dos CEFAPROS dos Pólos de Rondonópolis e Primavera do Leste na cidade de Rondonópolis/MT nos dias 01, 02 e 03 de setembro de 2011.
Esse encontro teve por objetivos: Refletir sobre a formação continuada em tecnologia educacional e as práticas educativas resultantes dos cursos – IED, TIC, PITEC e Aluno Integrado; socializar projetos realizados na prática pedagógica que utilizaram recursos tecnológicos, hardwares, softwares e os ambientes virtuais de aprendizagens, plataformas, sites, blogs, etc; perceber a necessidade das tecnologias no processo ensino e aprendizagem dos alunos, como uma ferramenta na construção do conhecimento, Aluno Integrado; refletir sobre novas formas de ensinar e aprender a prática pedagógica a partir das discussões, possibilitando palestras e oficinas; colher informações sobre as avaliações processuais executadas durante as formações e avaliar os resultados dos trabalhos apresentados pelos cursistas\professores mediadores de web aprendizagens; retro alimentar os formadores em tecnologia educacional dos CEFAPROS; discutir a formatação, viabilidades, o fortalecimento das ações em TE nos Cefapros via formação Proinfo Integrado e avaliar as contrapartidas das instituições parceiras e os avanços para educação de Mato Grosso.
O seminário teve a participação de renomados conferencistas e estudiosos na área de tecnologia e educação, sendo os mesmos: Dr. Antônio Quintas Mendes da UAB Portugal com o tema “Formação de E-Formadores”, Dr. Ruy Ferreira da UFMT Rondonópolis “O professor e suas tecnologias - 15 anos de pesquisa”, Esp. Rainer Kruger “Pandorga Aprendizagem Lúdica”, Coord. Estadual de Tecnologia de Mato Grosso Ms. Edevamilton Lima de Oliveira “A TIC na formação continuada dos profissionais da educação em Mato Grosso “convergindo” para um currículo com tecnologia”, Ms. Soraia Prietch “Tecnologias Assistivas”, da UFMT – Campus Rondonópolis, Dr. Alberto Tornaghi “Tecnologias na Escola” Faculdades Estácio de Sá/RJ e Alexandre Mathias Pedro “EAD” do MEC.
Além das palestras houve as seguintes mesas redonda: “Pesquisa e Inovação Educacional” com a presença dos Doutores José Ricardo Campelo Arruda e Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, “Formação Tecnologia na Educação – Avanços e Considerações” com Dr. Alberto Tornaghi, Ms. Vicente William e Esp. Eunice de Fátima, “Educação x Pesquisa” com o Dr. Antônio Quintas Mendes, Dr. Ruy Ferreira e o Ms. Edevamilton Lima de Oliveira e “Licenciatura em Informática x Bacharelado – uma alternativa” com os professores doutorando Soraia Prietch, Tatiana Pazeto e Edevamilton Lima de Oliveira.
No decorrer do encontro aconteceram oficinas temáticas para troca de experiências entre os participantes, sendo este significativo, pois os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar dúvidas e conhecimentos.
O momento vivenciado foi de grande relevância para os formadores presentes, pois as abordagens das palestras, mesas e oficinas contribuíram para discussões e reflexões significativas para o desenvolvimento do trabalho mediado pelas Tecnologias Educativas, na busca de novos caminhos para o processo de ensino/aprendizagem no cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário