NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Escolas Digitais: novo projeto prevê uso de informática em todas as escolas municipais

Um novo programa promete fazer a diferença nas escolas municipais de Sinop no próximo ano. É o “Escolas Digitais”. O projeto, que prevê a criação de ambientes educativos e interativos tendo a informática como ferramenta base, será subsidiado por 100 lousas digitais, 1,5 mil notebooks e 3 mil netbooks já licitados agora em novembro. De acordo com o responsável pela pasta, Tadeu Azevedo, “A licitação foi realizada na semana passada e as aquisições serão realizadas de acordo com o orçamento disponível no próximo ano, contudo, nossa meta é por em pratica o Escolas Digitais em 2012 com laboratórios de informática em todas as escolas. Inicialmente as escolas receberão uma lousa digital equipada com data show, as maiores duas ou três para testes, mas nosso objetivo é disponibilizar essa tecnologia para todas as salas gradativamente”, explicou.


Entre os principais pontos do Cidade Digital estão ultrapassar as assimetrias e dificuldades oriundas da situação social, econômica e territorial, inovar o nível do processo ensino/aprendizagem pela introdução ativa das tecnologias da informação, comunicação e internet em sala, combater a exclusão digital e incentivar a cultura literária digital.


Tadeu aponta que a nova geração de alunos já nasceu sob a influencia da tecnologia e convive com a mesma de maneira natural. “A utilização adequada das tecnologias representam uma oportunidade ímpar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos, gerando inclusive, futuras profissões”, finalizou Tadeu.
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto
 

Um comentário:

  1. Prof. Tadeu,

    Programa como este vem inovar na educação de Sinop, pois é o primeiro Programa Digital pensado para o ensino fundamental, com ações que atinge como foco o aprendizado do aluno e também o professor diretamente na aquisição de equipamentos bem como sua formação continuada para utilização dos mesmos. Contudo, conhecendo o Programa "Escolas Digitais" podemos reafirmar que é um passo gigante para a qualidade do ensino em Sinop.

    Prof. Nilton Matsui
    Coord. do Núcleo Tecnológico Municipal

    ResponderExcluir