NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

I Concurso de Blogs Educativos da Rede Municipal de Sinop entrega de prêmios aos vencedores


Na noite de 08 de dezembro aconteceu no “Auditório Tião da São Camilo” a premiação do I Concurso de Blogs Educativos da Rede Municipal de Sinop, promovido pela Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Programas e Projetos/Departamento de Formação Continuada através do Núcleo Tecnológico Municipal, tendo como finalidade fomentar e promover o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e do Blog como recurso pedagógico para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar, envolvendo gestores de escolas e de técnicos, coordenadores das salas de informática, professores, alunos e a comunidade escolar.

O concurso contemplou as categorias escolas, professores e alunos, contando com a participação de oito escolas, sete professores e dois alunos que organizaram seus blogs de acordo com o regulamento do concurso, buscando garantir uma das colocações de 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria ao qual realizou inscrição.

O evento começou com a presença do Coral do Programa Mais Educação composto por alunos da EMEB. Armando Dias, regido pela Profª. Débora Abreu Vasconcelos, logo após houve a composição da mesa com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Coordenação do NTM, uma diretora de creche e uma diretora de escola representando as demais, uma representante do CEFAPRO e também membro da comissão de avaliação dos Blogs.

A Profª Télvia Moura Marques fez uma fala como Coordenadora de Programas e Projetos da SME e como presidente da comissão de avaliação, incentivando o uso do Blog como recurso pedagógico, parabenizando os participantes pelos trabalhos realizados em prol do fortalecimento da educação pública. O coordenador do NTM, Prof. Nilton Matsui teceu comentários de como surgiu a ideia desse concurso, os objetivos propostos e a importância das TICs na educação. Posteriormente, o mesmo apresentou brevemente algumas ações realizadas pelo NTM, os cursos oferecidos para formação continuada do professor na área de tecnologia educacional ofertados pelo ProInfo/MEC e cursos de autoria do Núcleo, tanto para formação dos professores e da comunidade. A Profª Élidi Pavanelli Zubler, formadora em tecnologia educacional do CEFAPRO e uma das avaliadoras do presente concurso, expôs uma fala sobre os critérios adotados pela comissão para a escolha dos vencedores e comentou sobre os blogs avaliados, ressaltando os objetivos do blog na educação, bem como parabenizou todos os participantes e a Secretaria Municipal de Educação/NTM pela iniciativa.

Em seguida foi realizada a premiação da categoria escola, na qual, em ordem de 1º, 2° e 3° lugares foram vencedoras as EMEBs Basiliano do Carmo de Jesus, Jardim Paraíso e Sadao Watanabe, sendo que todas receberam uma televisão LCD, 32 polegadas. Na categoria professores por ordem crescente foram premiados: Tânia Aparecida Nunes Ribeiro ganhou um notebook, Arlinda Stinghen recebeu uma máquina fotográfica digital e Alice Helga Deringer ganhou um pernoite no Curupi com direito a jantar e café da manhã e na categoria alunos somente dois foram inscritos, ficando 1º e 2° lugares, Malony Cristopher Vailões de Souza Batista que foi premiado com um celular e Flávio Henrique Scharnoswki com um aparelho de som (caixinha digital).

Para encerrar o secretário de Educação, Antônio Tadeu Gomes de Azevedo, reforçou o compromisso, buscando promover uma educação de qualidade, salientando que para o ano de 2012 se promova novamente o referido concurso com maior participação de todos, enfatizando que lançou há poucos dias o Programa: “Escolas Digitais” que no início do próximo ano serão contempladas as escolas do ensino fundamental com um laboratório móvel com netboobks para os alunos, lousa digital e notebooks para professores e projetores multimídias para todas as escolas e creches da rede municipal, equipando as mesmas de recursos tecnológicos para os professores e escolas.

A Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Programas e Projetos/Formação Continuada/ NTM avalia o evento como sendo um momento muito significativo e um marco na educação pública sinopense, pois o evento contou com a presença das escolas, creches, alunos e comunidades, podendo assim, reforçar a importância das tecnologias da informação e comunicação para as práticas pedagógicas e no âmbito social, ressaltando a importância da inclusão digital e da formação de professores para atender as demandas da educação atual, propiciando uma educação inovadora e de qualidade para todos, contribuindo digitalmente para a construção de uma sociedade do conhecimento.

Fonte: SME/Assecom
Autor: Eneci Pilar

Um comentário:

  1. Foi muito produtivo participar deste concurso pois além de ganhar prêmios possibilitou a interação e o desenvolvimento de muitas atividades educacionais e também favoreceu a divulgação dos trabalhos realizados em nossas unidades escolares.

    ResponderExcluir