NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sinop: secretaria entrega hoje nova remessa de uniformes escolares

Fonte: Assessoria

A Secretaria de Educação fará, logo mais às 16h, entrega do uniforme escolar na Escola Municipal Maria Aparecida Amaro de Souza, rua Colonizadora Enio Pipino, bairro São Cristóvão. De acordo com o secretário Tadeu Azevedo, serão entregues 676 camisetas para os 338 alunos da unidade. No total são 45 mil camisetas que serão distribuídas para mais de 13,8 mil alunos.
São 13.827 alunos com matrículas confirmadas na rede municipal - 10.145 deles no ensino fundamental do 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 3.682 para o ensino infantil.
O custo total do uniforme ficou em 346 mil com a aquisição de nove toneladas de malha, uma tonelada de ribana, serviços de confecção e serigrafia, resultando em R$ 7,79 cada peça.
Fonte: Só Notícias
Post. prof. Nilton Matsui

Sinop faz o planejamento de ações para 2011-2014

O Município de Sinop-MT não está alheio ao grande passo que a educação brasileira vem dando, está atualmente elencando no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) as subações de cada ação já escolhida em vários grupos de trabalho que foi desenvolvido em reuniões anteriores. Neste sentido, estamos escolhendo o caminho que a educação municipal vai trilhar nos próximos quatro anos (2011-2014).

Estados e municípios dão início a planejamento de ações para 2011-2014 

Mais de 3,7 mil municípios, os 26 estados e o Distrito Federal iniciaram o planejamento de suas ações no campo da educação básica para o período 2011-2014. Dados do Ministério da Educação mostram que, desses 3,7 mil municípios, 1.949 estão com o planejamento adiantado. O mesmo desempenho acontece em 18 das 27 secretarias estaduais de educação.

O diretor de articulação de programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Romeu Caputo, explica que o módulo do Plano de Ações Articuladas (PAR), que é um roteiro de planejamento elaborado pelo MEC, foi aberto há 30 dias e que o ritmo das redes até o momento é considerado bom.

Para os dirigentes que ainda não começaram o planejamento, Caputo recomenda que acessem o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), solicitem a senha de acesso e, se precisarem de ajuda técnica para o preenchimento de dados, que peçam ao MEC ou à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os gestores, segundo Caputo, também devem ler os materiais específicos de apoio produzidos pelo ministério sobre a elaboração do PAR.

O diretor lembra a governadores e prefeitos que será com base nesse planejamento que o ministério prestará assistência técnica e financeira, na rubrica denominada transferências voluntárias de recursos.

No transporte escolar, por exemplo, os dirigentes podem solicitar a aquisição de ônibus, barcos ou bicicletas. Estão também disponíveis programas de construção de escolas de educação infantil (creches e pré-escolas); o programa Brasil Profissionalizado, que envolve recursos para a construção, reforma e ampliação de unidades da educação profissionais, além da formação inicial e continuada de professores das redes.

Passos – A elaboração do PAR compreende três passos na esfera estadual ou municipal: preenchimento de dados cadastrais do governador ou prefeito, secretário de educação e dos gestores envolvidos no planejamento; diagnóstico da educação estadual ou municipal; elaboração do plano com a escolha das ações. Quando o PAR for concluído, técnicos do MEC analisam os dados e, se necessário, solicitam correções. O passo seguinte é a celebração de compromisso com cada unidade, seja estado ou município.

Ionice Lorenzoni