NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Professora representa Sinop no V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem em Olinda-PE


Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011, aconteceu no Centro de Convenções de Olinda/PE o V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo CEEL – Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Educação, como as professoras Maria Luiza Aléssio (Diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB/MEC) e Aricélia Ribeiro do Nascimento (Coordenadora Geral de Ensino Fundamental da Diretoria de Currículos e Educação Integral DICEI/SEB/MEC) que estiveram presentes durante os três dias ouvindo e contribuindo em mesas redondas com informações políticas, pedagógicas e teóricas; além de importantes professores do cenário educacional brasileiro, entre eles Eliana Borges de Albuquerque, Ceris Ribas, Artur Gomes de Morais e Antônio Augusto Batista.

Mais de 150 trabalhos foram apresentados neste evento e o município de Sinop esteve presente através da apresentação do Relato de Experiência Docente de Formação intitulado “Adentrando no Mundo do Livro Didático”, tendo como orientadora de estudos do Curso Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem a professora Taciana Balth Jordão. A apresentação foi feita para um grupo de pesquisadores e universitários de Pernambuco. 

Os objetivos didáticos na Formação foram: promover um amplo conhecimento sobre o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático); esclarecer o processo de modificação dos livros didáticos de alfabetização e de língua portuguesa a partir da institucionalização do PNLD; analisar as características desses “novos” livros e potencializar o processo de escolha destes e o uso que os professores e professoras fazem do Livro Didático.

“Adentrar no mundo do Livro Didático, com prioridade, de forma intencional, potencializando conhecimento favoreceu, com toda a certeza, uma boa situação de aprendizagem, principalmente a sensação de poder. Poder fazer, fazer educação de qualidade!”, destacou Taciana.

Autor: Eneci Pilar
Fonte: Assecom

Escolas Digitais: novo projeto prevê uso de informática em todas as escolas municipais

Um novo programa promete fazer a diferença nas escolas municipais de Sinop no próximo ano. É o “Escolas Digitais”. O projeto, que prevê a criação de ambientes educativos e interativos tendo a informática como ferramenta base, será subsidiado por 100 lousas digitais, 1,5 mil notebooks e 3 mil netbooks já licitados agora em novembro. De acordo com o responsável pela pasta, Tadeu Azevedo, “A licitação foi realizada na semana passada e as aquisições serão realizadas de acordo com o orçamento disponível no próximo ano, contudo, nossa meta é por em pratica o Escolas Digitais em 2012 com laboratórios de informática em todas as escolas. Inicialmente as escolas receberão uma lousa digital equipada com data show, as maiores duas ou três para testes, mas nosso objetivo é disponibilizar essa tecnologia para todas as salas gradativamente”, explicou.


Entre os principais pontos do Cidade Digital estão ultrapassar as assimetrias e dificuldades oriundas da situação social, econômica e territorial, inovar o nível do processo ensino/aprendizagem pela introdução ativa das tecnologias da informação, comunicação e internet em sala, combater a exclusão digital e incentivar a cultura literária digital.


Tadeu aponta que a nova geração de alunos já nasceu sob a influencia da tecnologia e convive com a mesma de maneira natural. “A utilização adequada das tecnologias representam uma oportunidade ímpar de inserir a escola como uma instituição voltada para a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de habilidades que se tornem competências nos alunos, gerando inclusive, futuras profissões”, finalizou Tadeu.
Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto