NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PNAIC: professores de 46 municípios participam de capacitação no auditório Tião da São Camilo

Iniciou há poucos instantes o treinamento para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Desde esta segunda-feira até a próxima sexta-feira (22), 88 professores de 46 cidades do Norte de Mato Grosso estarão em Sinop para receber a capacitação que será ministrada por professores da Universidade Federal do Mato Grosso. A informação é do Secretário de Educação Hedvaldo Costa. Sinop foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC), como cidade pólo para as capacitações, discussões e treinamentos do PNAIC. Já no período da tarde, o encontro será a partir das 13h na Escola de Governo. Da terça-feira até a sexta-feira o treinamento também será na Escola de Governo. 

O objetivo central do PNAIC, como salienta o secretário de Educação, é ofertar um conjunto de aprendizado que possibilite a melhoria do processo de alfabetização levando a real alfabetização e letramento das crianças até os 8 anos. “A proposta é que todos os alunos aprendam a ler e escrever até os 8 anos como meta para cumprir o Pacto Nacional de Desenvolvimento da Educação do MEC”, explica Hedvaldo. “Para isso na próxima semana o MEC desenvolve a formação continuada e presencial para os professores com foco na alfabetização na idade certa”. Sinop aderiu ao programa em novembro do ano passado. Na rede municipal oito profissionais serão capacitados como tutores e mais 100 professores irão receber o treinamento para trabalhar diretamente com os alunos do 1º, 2º e 3º ano. 4,5 mil estudantes da rede municipal devem ser atendidos.

Os professores que integram o projeto irão receber uma bolsa formação disponibilizada pelo Sistema Geral de Bolsas (SGB) do Fundo de Desenvolvimento Nacional da Educação do MEC. A bolsa será de R$ 200 para o professor alfabetizador e de R$ 765 para professores tutores. O município terá oito professores tutores e aproximadamente 100 alfabetizadores divididos em 174 turmas.  

Em todo o país, o PNAIC pretende melhorar a formação dos 244 mil professores que trabalham com os três primeiros anos do ensino fundamental, dedicados à alfabetização dos alunos. “Esses primeiros anos são cruciais para o desenvolvimento infantil e a formação apropriada é fundamental nesse estágio”, pontua o secretário. Para estimular o projeto, o MEC também fará a distribuição de materiais didáticos específicos para alfabetização.

Após a implantação do Pacto em todo o país, o MEC também prevê a criação de uma nova prova avaliativa, esta destinada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental como forma de medir o nível de alfabetização pós programa. O MEC já aplica duas provas aos alunos do ensino fundamental: a Prova Brasil, direcionada aos estudantes do 5º ano, e a Provinha Brasil aplicada aos alunos do 2º ano e usada como ferramenta interna das escolas para acompanhar a evolução dos alunos. Entre as alterações previstas também está a necessidade das unidades informar ao MEC os resultados obtidos na Provinha. O PNAIC foi lançado em abril de 2012, e, de acordo com a estimativa do Ministério, a meta é que em 2013 todas as redes municipais e estaduais estejam integradas ao projeto.
Post. prof. Nilton Matsui

Fonte: Assecom
Autor: Claudia Lazarotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário