NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

segunda-feira, 31 de março de 2014

SUGESTÃO DE LEITURA: Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever - Tecnologias na Educação


O professor e coordenador pedagógico do Núcleo Tecnológico Municipal “Maria Tereza da Silveira Gava”, Nilton Matsui em pesquisa para dinamizar o processo de inserção das tecnologias no currículo escolar das Escolas Municipais e da Proposta Político Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Sinop-MT, recomenda a leitura do "Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever - Tecnologias na Educação", livro que surgiu da parceria do programa Educarede com a Secretaria Municipal de São Paulo e foi criado para atender ao grupo POIE (Professores Orientadores de Informática Educativa).

Sendo que um dos maiores desafios enfrentados até agora na Rede Municipal de Ensino de Sinop-MT é a grande rotatividade de professores nos LIEDs, o que de certa forma fez com que a cada ano tenha que ser feito um trabalho de formação continuada com estes professores que entram para trabalhar nestas salas de informática. E, haja visto que este ano, a Secretaria Municipal de Educação com a visão de uma nova política fez o teste seletivo para Técnicos Multimeios Didáticos para exercerem esta função, com isto entraram estudantes que ainda não terminaram a faculdade, exigindo assim uma nova postura na formação continuada dos mesmos para a utilização dos LIEDs.

Diante disto, atividades que os professores experientes em salas de aula que tinha facilidade de planejar e executar com os programas, sites e softwares em suas aulas, agora precisam de um redimensionamento na orientação dos trabalhos dos técnicos nestes LIEDs, exigindo assim uma formação continuada voltada mais para o pedagógico, que a meu ver este livro traz exemplos claros de aulas utilizando várias ferramentas que auxiliarão não somente os Técnicos Multimeios Didáticos bem como os professores de um modo geral.

Aproveito a oportunidade para enfatizar que o utilizarei nas formações dos responsáveis pelos laboratórios de informática educativa de nossa rede de ensino neste ano. Estaremos fazendo um estudo de caso em cada escola para que possamos integrar mais as tecnologias no currículo escolar em cada realidade dos alunos e professores nas escolas.

O "Caderno de Orientações Didáticas Ler e Escrever - Tecnologias na Educação" pode ser acessado gratuitamente neste link: http://educarede.info/poie/livro/livro.html.

Texto Adaptado - https://www.institutoclaro.org.br