NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais



Todas as escolas do ensino fundamental de Sinop conta com Salas de Recursos Multifuncionais e também algumas unidades de educação infantil que possuem alunos com necessidades especiais, contando com a implantação das salas de recursos multifuncionais que o MEC oferece, pois o mesmo além de implantá-las, adquire kits de atualização das salas existentes com o objetivo de complementá-las com novos recursos e equipamentos e repor itens desgastados e obsoletos. Até 2014, o Viver sem Limite irá implantar 15.000 salas de recursos multifuncionais e 30.000 kits de atualização das salas existentes que serão distribuídos e instalados em escolas públicas de todo o Brasil.

A seleção das escolas contempladas por salas de recursos multifuncionais é feita pelo Ministério da Educação com base no número de estudantes público-alvo da educação especial de acordo com o censo escolar. A aquisição dos mais de 30 itens que compõem as salas de recursos multifuncionais, a exemplo de computadores e impressoras braile, mouses com acionadores de pressão e mobiliário, é realizada diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, por meio de várias licitações. A entrega dos itens é realizada pelas empresas vencedoras das licitações às escolas urbanas e rurais selecionadas em todo o território brasileiro.

As salas de recursos multifuncionais são mantidas em funcionamento pelas escolas, sob orientação da secretaria de educação de cada município. Nesse sentido, caso haja alguma sala de recursos multifuncionais implantada que não esteja sendo utilizada ou estudante com deficiência que não esteja recebendo o atendimento educacional especializado, a secretaria de educação do estado ou município, os conselhos de educação ou de direitos das pessoas com deficiência deverão ser contatados. 13.312 escolas receberam os equipamentos para o atendimento especializado. Para outras 2.176 escolas, os equipamentos já foram adquiridos. Uma nova licitação para 4.000 novas salas foi realizada, com previsão de entrega em 2014.
Kits distribuídos em 1.500 escolas (2011/12) e licitação realizada para 28.500 kits (2013) com previsão de entrega em 2014.











Referências:
http://www.assistiva.com.br/aee.html. Acessado em 22/07/2014.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17430&Itemid=817. Acessado em 22/07/2014.