NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Professores de Sinop participam no I Seminário Regional de Tecnologia Educacional do Cefapro de Matupá e NTM de Terra Nova do Norte-MT


Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2011 o I Seminário Regional de Tecnologia Educacional do Cefapro de Matupá e NTM de Terra Nova do Norte-MT com o tema: Refletindo sobre as potencialidades das tecnologias nas áreas do conhecimento.
De acordo com o objetivo do evento foram várias as palestras: Currículo, Projetos e Tecnologias; Portal do Professor: trabalhando autoria e co-autoria; Integração Curricular no EMIEP em informática; Pesquisa como fator de inovação didática e oficinas ministradas, dentre as quais foram: Linux Educacional para Técnicos de LIED; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, matemática e suas Tecnologias; Alfabetização e as Tecnologias; Gestão e Tecnologia; Ciências Humanas e suas Tecnologias. O prof. Nilton Matsui, coordenador do Núcleo Tecnológico Municipal “Maria Tereza da Silveira Gava” de Sinop, colaborou ministrando a “Oficina de Ciências Humanas e suas tecnologias”. E, a prof. Esp. Maria da Penha P. da Silva da Creche “Cecília Meirelles” colaborou ministrando a “Oficina de Alfabetização e as Tecnologias”, bem como participou como avaliadora dos projetos de aprendizagem apresentados no seminário.

Sendo assim, compartilhamos duas colocações do folder-convite que bem relata a construção da educação inserindo as tecnologias no currículo escolar: "O protagonista das novas habilidades do século XXI não é propriamente o avanço tecnológico, por mais que isto seja decisivo. É o professor. A melhor tecnologia na escola ainda é o professor.” (Pedro Demo, 2008). Para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a integração das mídias, uma das possibilidades tem sido o trabalho por projetos. Na perspectiva da pedagogia de projetos, o aluno aprende‐fazendo, aplicando aquilo que sabe e buscando novas compreensões com significado para aquilo que está produzindo” (Freire & Prado, 1999; Almeida, 2002; Prado, 2003). Neste sentido, ajudamos a construir mais um passo para a discussão, implementação e inserção das TIC's no seio escolar.


Fonte:Fotos - CEFAPRO MATUPÁ, NTM-TERRA NOVA DO NORTE


I Seminário Regional de Tecnologia Educacional do Cefapro de Matupá e NTM de Terra Nova do Norte-MT
Refletindo sobre as potencialidades das tecnologias nas áreas dos conhecimento.
Objetivos:

- Divulgar e sensibilizar os professores quanto à importância da utilização das tecnologias durante o processo de ensino e aprendizagem nas áreas do conhecimento;
- Avaliar o acesso das tecnologias pela clientela das escolas do Polo e os desdobramentos no processo de aprendizagem informal e formal (escola);
- Promover o acesso dos participantes a diferentes experiências de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias;
- Estimular debates acerca do uso das tecnologias existentes na escola, bem como a articulação entre tecnologia e currículo.
 A abertura do evento contou com a presença do  Coordenador das Tecnologias no Estado de MT Edevamilton de Oliveira e autoridades dos dois municípios envolvidos.
 Dr.Kilwangy Kia Kapitango-a-Samba
palestrando
 Este foi o momento de avaliação dos projetos apresentados pelos educadores, envolvendo o uso das mais diversas tecnologias, apresentados no I Seminário  de Tecnologia Educacional na cidade de Matupá MT, Organizado pelo CEFAPRO de MATUPÁ e NTM de TERRA NOVA DO NORTE. Uma parceria que fortalecerá ainda mais a participação dos profissionais da educação quanto à integração das tecnologias nas práticas educacionais das escolas públicas de Mato Grosso.
Os convidados para avaliar os projetos foram: a professora especialista Liliane de Oliveira  de Rondonópolis “que também ministrou a palestra “Portal do Professor:  trabalhando autoria e co-autoria” , Dr. Kilwangy Kia Kapitango-a-Samba “que ministrou uma brilhante palestra” e a professora Especialista  Maria da Penha Pinto da Silva de Sinop MT que colaborou nas Oficina Alfabetização e as Tecnologias.  Os projetos apresentados foram:
Projeto Rádio de Terra nova do Norte: Projeto Profissões PITEC com a professora Solange da escola 13 de Maio de Nova Guarita; Projeto Leitura e escrita  com a professora Isaura da E. Chapeuzinho Vermelho de Terra Nova; projetos Língua  portuguesa e espanhol enfocando  projeto/tema  Sustentabilidade- Meio ambiente apresentado pela professora Juliane da escola 13 de Maio de Nova Guarita; projeto “A formação de leitores/autores com o uso do Twitter,  Blog, e Radio escola” pelo professor Sidnei de Terra Nova do Norte; projeto do professor Sergio da escola Estrelinha do Norte, enfocando  “A criação de historias em quadrinhos usando as tecnologias”  enfatizando bastante o uso do blog como meio de troca divulgação e publicação. Todos os projetos envolveram o uso das mais diversas tecnologias e com bastrante propriedade e criatividade, NOSSOS PARABÉNS A TODOS.  Lembro que mais projetos foram apresentados no período da tarde, bem como, a socialização das oficinas que foram elaborada usando a dinâmica por área de conhecimento.

Fonte: http://midianocontextoescolar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário