NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Alunos da EMEB Basiliano são premiados pelo Projeto DuPont na Escola

A multinacional Du Pont realiza o projeto “DuPont na escola” desde o ano de 2004,principalmente nas regiões rurais. Em Sinop MT, conta com a parceria da empresa Agro Amazônia, distribuidora de seus produtos e da Secretaria Municipal de Educação. Um dos objetivos do projeto é levar os alunos a conhecer os cuidados necessários para a proteção dos agricultores na aplicação de defensivos agrícolas, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Escolas públicas são contempladas com o projeto, que é aplicado nos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Essas séries são visadas, pela idade do alunado, entendida pela empresa como uma fase facilitadora da multiplicação das informações dadas, alcançando assim seus familiares, principalmente as de agricultores.

Cada ano é escolhida uma escola para participar do projeto, com a ajuda da Secretaria de Educação. Este ano, a EMEB Basiliano do Carmo de Jesus foi contemplada. Engenheiros agrônomos, representantes da Multinacional Du Pont e da distribuidora Agro Amazônia, levam informações aos alunos por meio de vídeos, palestras e distribuição de gibis, passando de modo divertido e com uma linguagem simples, todos os cuidados necessários com o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no momento da aplicação dos defensivos agrícolas, para proteção do agricultor.

O projeto contribui não só com informação, mas também, com o aprendizado da criança, que por meio de desenhos e produção textual expressa seu conhecimento apreendido. Além do mais, é feita a escolha, por uma equipe da empresa, da redação e desenho de um aluno de cada turma que se destacar, sendo premiado com uma bicicleta de marcha. A escola eleita também é premiada com um computador, bem como, o professor do aluno, dentre as redações selecionadas.

Este projeto foi aplicado no dia 22 de setembro, tendo seu resultado divulgado no último dia 16 de novembro. Os alunos aguardaram ansiosos pelos resultados. Na entrega da premiação estiveram presentes representantes da empresa DuPont, Luiz Rogério Silva e o Administrador da Agro Amazônia, Jean Matos, bem como, da Secretaria da Educação, Margarete Friedrich e Télvia Moura Marques.

Os alunos participantes do projeto reuniram-se no saguão da escola para saberem o resultado da redação e desenho escolhidos. No período da manhã as redações e desenhos escolhidos foram das alunas, Graziela Vanessa de Araújo (4º ano A), Veronica Fernandes Reversi (5º ano B), Rute Lorena B. Meireles (5º ano A) e do aluno Adrian de Oliveira Silva (4º ano B). No período vespertino as redações e desenhos selecionados foram dos alunos Peterson Terra de Oliveira (5º ano C), Luan Vinícius Duarte Ferreira (4º ano C) e da aluna Raiane dos Santos Conzzatti (5º ano D). Todos receberam uma bicicleta de marcha. A professora do aluno, dentre as redações selecionadas, também recebe uma premiação, que será nesta sexta-feira.

A escola recebeu um computador e uma multifuncional, entregue à responsável pela escola, diretora Gisele Faria de Oliveira, a qual expõe que “Referenciamos o trabalho da DuPont, e os procedimentos admiráveis dos responsáveis pela execução do projeto, pois os mesmos se empenharam em desenvolver aulas e explanar todos os conteúdos relevantes. Recebemos premiações que agradou professores, alunos e escola. Precisamos de mais iniciativas como esta, de valorização e incentivo à aprendizagem e participação consciente. Parabéns”. Profissionais da educação e comunidade escolar agradecem pelo incentivo dado aos alunos (as), pela Multinacional Dupont e parceiros, bem como as premiações dadas à escola e professora.
 
Fonte: SEC/Assecom
Autor: Verônica Alves
 

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos participantes e toda a equipe da Escola Basiliano que não mede esforços para promover uma educação de qualidade.
    Abraços a todos!!!!

    Professora: Joana R. M. Leite

    ResponderExcluir