NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Soletrando e Aprendendo: final será dia 25 na EMEB Menino Jesus

Pelo terceiro ano consecutivo a Escola Municipal de Educação Básica Menino Jesus realiza o projeto Soletrando e Aprendendo, uma iniciativa da professora Maria de Jesus de Sá. Para a professora o projeto se justifica à medida que tem por base a cooperação entre professores, alunos e comunidade escolar para desenvolver atividades de leitura e escrita onde os alunos lidam com palavras escritas relacionadas às normas ortográficas, procurando encontrar subsídios necessários no momento da escrita, descobrindo a relação entre o falado e o escrito, ampliando assim o vocabulário no momento de suas produções.  


O projeto, que começou em 2009 com os alunos do 2° ano da professora Maria de Jesus, ganhou expressão nos anos seguintes e já em 2010 envolveu também do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, chamando a atenção dos pais que passaram a participar mais efetivamente das atividades de seus filhos.


Em 2011, buscando atender todos os alunos do ensino fundamental, o projeto teve início em junho e terá sua grande final no próximo dia 25 de novembro, a partir das 9 horas, nas dependências da escola. Este ano a final será um desafio maior aos alunos do 3° ao 5° ano, pois não foram dadas palavras e sim selecionados textos dos livros didáticos de cada turma para os alunos estudarem. “O intuito do projeto é melhorar a qualidade de leitura e ampliar o vocabulário dos alunos, oportunizando o acesso às temáticas que vêm sendo discutidas no cenário educacional, acompanhando o processo de ensino aprendizagem do educando, desenvolvendo entre eles habilidades e possibilidades de perceber as dinâmicas sociais do contexto da vida escolar com clareza e intencionalidade”, concluiu Maria de Jesus.
 
Fonte: SME/Assecom
Autor: Eneci Pilar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário