NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

domingo, 06 de fevereiro de 2011 Seduc recebe até dia 25 as inscrições do Programa Brasil Alfabetizado 2011


Permanece aberto até 25 de fevereiro o período para que os municípios mato-grossenses façam adesão ao Programa Brasil Alfabetizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O objetivo é formar turmas para ofertar o curso de alfabetização inicial para milhares de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar no período regular.



O Programa Brasil Alfabetizado - iniciado em 2003/2004 em Mato Grosso - alfabetizou até 2009 cerca de 80 mil pessoas. Segundo o censo escolar, a demanda de analfabetos ainda é de 120 mil pessoas no Estado. Para este ano, a meta da coordenação estadual é alfabetizar, junto aos municípios, 11.200 pessoas acima de 15 anos.

Os municípios devem formar turmas com 10 a 25 estudantes na zona rural, e 15 a 25 na zona urbana, ter um alfabetizador e um coordenador, que trabalharão num período de oito meses. Após esse período, que corresponde a 320 horas/aula (10 horas semanais), os alunos estarão aptos a continuar os estudos nas escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o coordenador do Programa na Seduc Alan de Souza Mantilha, os alunos têm a liberdade de ingressar diretamente no primeiro segmento de EJA, porém se sentem mais á vontade para trabalhar em turmas menores e com público mais homogêneo, na faixa de 45 a 60, que é um dos diferenciais do Programa.

FORMAÇÃO

O Programa garante formação inicial e continuada durante os oito meses do curso. Vale ressaltar aos alfabetizadores (professores efetivos da rede ou pessoas com o ensino médio completo), bem como aos coordenadores de turmas, que a formação inicial está prevista para o início de março.

As inscrições ao Programa deverão ser realizadas na coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação com os técnicos responsáveis pelo programa em Cuiabá. Nos demais municípios, a Secretaria Municipal de Educação ou Assessoria Pedagógica podem oferecer outras informações.

As prefeituras interessadas devem procurar os técnicos responsáveis, Alan Mantilha, Márcio Damazio, Lucila Martins e Elaine Cardoso. Telefones para contato: (65) 3613-6325 e 0800 6476325 ou pelo endereço eletrônico alan.mantilha@seduc.mt.gov.br



Roseli Riechelmann
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário